Dra. Isabella Franco

A blefarite é uma condição oftalmológica caracterizada pela inflamação das pálpebras, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo.

O que é blefarite?

A blefarite é uma inflamação das pálpebras, que pode comprometer tanto a parte interna quanto a externa dessas estruturas. É considerada uma doença crônica e pode causar desconforto significativo e problemas de visão se não for tratada adequadamente.

Sendo uma condição bastante comum, ela pode surgir em qualquer faixa etária e apresenta uma variedade de sintomas e causas.

Imagem mostra à esquerda a blefarite: olho vermelho, pálpebra inflamada e com depósitos na base dos cílios
Imagem mostra à esquerda a blefarite: olho vermelho, pálpebra inflamada e com depósitos na base dos cílios

Quem é o médico que trata blefarite?

É o médico oftalmologista. A Dra. Isabella Franco Bastos é oftalmologista especialista e atende na Av. João Pinheiro, 1180 – Centro, em Uberlândia – MG, tefefone 34-99235-5808.

A Dra. Isabella Franco Bastos tem mais de 10 anos de experiência e fez Medicina Na Universidade Federal de Uberlândia, especializou-se em Oftalmologia através de residência médica no CEROF -Universidade Federal de Goiás. Além disso, fez subespecialização em catarata, córnea, lentes de contato e cirurgia refrativa no CEROF -Universidade Federal de Goiás.

Imagem mostra a dra Isabella Franco Bastos, médica oftalmologista
Dra Isabella Franco Bastos, médica oftalmologista

Quais os sintomas?

– Olhos vermelhos e irritados
– Coceira nas pálpebras
– Sensação de queimação nos olhos
– Pálpebras inchadas
– Caspa nos cílios ou nas pálpebras
– Sensibilidade à luz
– Visão embaçada ocasional

Imagem mostra blefarite com crostas na borda das pálpebras e base dos cílios
Imagem mostra blefarite com crostas na borda das pálpebras e base dos cílios

Quais as causas?

As causas são várias, dentre elas estão:

– Infecções bacterianas
– Disfunção das glândulas de Meibômio (que produzem parte do filme lacrimal)
– Seborréia (condição que provoca pele oleosa e caspa)
– Reações alérgicas
– Uso de maquiagem nos olhos

Imagem mostra a borda palpebral com glândulas de Meibomius (produtoras da gordura da lágrima) normais à esquerda e disfuncionais à direita
Imagem mostra a borda palpebral com glândulas de Meibomius (produtoras da gordura da lágrima) normais à esquerda e disfuncionais à direita

Qual o Tratamento?

Apesar de ela ser uma condição crônica e incômoda, geralmente é eficaz com medidas simples de higiene e cuidados específicos:

1. Higiene das pálpebras: Lavar as pálpebras regularmente com água morna e um shampoo neutro ou específico para olhos ajuda a remover crostas e secreções.
2. Compressas mornas: Aplicar compressas mornas nos olhos por alguns minutos facilita a remoção das crostas das pálpebras.
3. Massagem nas pálpebras: Massagear suavemente as pálpebras após as compressas mornas desobstrui as glândulas de Meibômio (glândulas da borda das pálpebras).
4. Colírios ou pomadas: Em casos específicos, o médico pode prescrever colírios ou pomadas antibióticas ou anti-inflamatórias para reduzir a inflamação e combater infecções.

Imagem mostra o principal tratamento da blefarite: higiene das bordas palpebrais e cílios com xampu neutro
O principal tratamento da blefarite: higiene das bordas palpebrais e cílios com xampu neutro

Quais as consequências da blefarite não tratada?

– Alterações dos cílios: A blefarite pode causar a queda dos cílios ou fazer com que eles cresçam de maneira anormal e pra dentro dos olhos (triquíase), o que pode ser esteticamente desagradável, causar irritação e até mesmo úlcera de córnea se o trauma dos cílios nos olhos for grave.

– Infecções Oculares: A blefarite não tratada aumenta o risco de outras infecções oculares, como conjuntivite, hordéolo (terçol) e calázio (terçol crônico), que podem ser dolorosas e necessitar de tratamento adicional.

– Problemas de Visão: Em casos graves, a blefarite crônica pode afetar a superfície ocular devido à inflamação crônica e ao atrito dos cílios dentro dos olhos, levando a problemas de visão mais sérios, como cicatrizes, úlceras na córnea e baixa visão.

Imagem mostra triquíase (cílios entrando nos olhos) causa inflamação ocular crônica e consequentemente cicatrizes na córnea e baixa visão
Triquíase (cílios entrando nos olhos) causa inflamação ocular crônica e consequentemente cicatrizes na córnea e baixa visão
Imagem mostra que a blefarite é a principal causa de hordéolo (terçol) frequente
A blefarite é a principal causa de hordéolo (terçol) frequente

Tratar a blefarite adequadamente e manter uma boa higiene das pálpebras pode prevenir essas complicações e manter a sua saúde ocular em dia. Se você apresentar sintomas de blefarite, é importante consultar um oftalmologista para obter um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

Leia também: Hordéolo (Terçol) e Calázio

Como cuidar dos óculos?

Tenho Olho Preguiçoso: E Agora?

Tremores de pálpebra? 4 Curiosidades

Olho seco: 5 dúvidas comuns

Pterígio: 9 dúvidas e cirurgia

Cirurgia Refrativa: 6 tipos e suas indicações

Ceratocone: 10 dúvidas frequentes

Oftalmologista: 8 curiosidades

Catarata: cirurgia e 7 tipos de lentes

Derrame de Sangue no Olho: Hemorragia Subconjuntival

Moscas volantes ou pontos pretos na visão

Blefarite: epidemiologia, etiologia, apresentações clínicas, tratamento e evolução de nossos pacientes